Club de
Ibirama

HISTÓRIA DO ROTARY CLUB DE IBIRAMA

Fundado em 14/06/2017, e com cerimônia de fundação realizada em  04/09/2017, no Clube União em Ibirama, o clube tem seu primeiro Conselho Diretor empossado nesta data, tendo como composição Eduardo Adolfo Flores (Presidente), Juliane C. M. Gomes da Silva (Secretária), Marcio Marchi (Tesoureiro), Cassiano André Isolani (Protocolo e Imagem Pública), Leila Etelvina Grabowski (Desenvolvimento do Quadro Associativo), Thiago Araújo, Diomar Antonio Silva Vieira e Alcio Andrei Gomes da Silva.
Em 29/11/2017, tivemos a baixa do associado Marcio Marchi por mudança de endereço.
Em 10/04/2018, foi realizada a posse do associado Marcio Sehnem.
Em 20/04/2018, tivemos a baixa do associado Cassiano André Isolani devido a sua dedicação ao doutorado.
Em 01/06/2018, tivemos a baixa do associado Alcio Andrei Gomes da Silva por indisponibilidade para participar das reuniões devido o trabalho.
Em 03/07/2018, foi realizada a cerimônia de transmissão de posse a nova Diretoria, tendo como Conselho Diretor empossado para o ano rotário 2018/2019: Juliane Cristine Maia Gomes da Silva (Presidente), Leila Etelvina Grabowski (Vice-Presidente e Secretária), Mirian Karsten Ulrich (Tesoureira), Diomar Antônio Vieira (Diretor de Protocolo), Eduardo Adolfo Flores (Desenvolvimento do Quadro Associativo), Thiago Araújo (Imagem Pública), Valmir Bertelli (Serviços a Juventude). Foram empossados também, novos associados nesta data, Aclair Cabana, Priscila Cabana, Deyvid Limas, Camila Quisinski e Christopher Makiyama.
Em 16/10/2018 foi realizada a posse das associadas Rosana de Andrade Gomes de Souza, Mariluce Bianca Koepsel e Jane Maria Raimundo.
Em 13/11/2018 foi realizada a eleição para presidente do ano Rotário 2019/2020 , sendo eleita a associada Leila Etelvina Grabowski
Em 27/03/2019 foi admitido pelo Rotary Internacional o Rotary Club de Ibirama, conquistamos a nossa independência. A reunião festiva de fundação foi realizada no dia 12/04/2019, no Restaurante Arca em Ibirama. Na oportunidade foi fundado também o Rotaract Club de Ibirama.
Em 10/07/2019 foi realizada a Reunião Festiva de Transmissão de Posse do novo Conselho Diretor 2019/2020, composto por:  Leila Etelvina Grabowski (Presidente), Juliane Cristine Maia Gomes da Silva (Secretária), Mirian Karsten Ulrich (Tesoureira), Marcio Sehnem (Diretor de Protocolo), Eduardo Adolfo Flores (Vice-Presidente e Desenvolvimento do Quadro Associativo), Nívia Franzói Schroeder (Imagem Pública), Deyvid Limas (Serviços a Juventude). Foram empossados também, novos associados nesta data, Darlane Moraes Vahldick e Lurdes Ruchinski Limas.


PAUL PERCY HARRIS,O FUNDADOR DO ROTARY INTERNATIONAL

Paul Percy Harris nasceu em 19 de abril de 1868 em Racine, Wisconsin, nos Estados Unidos, ao norte de Chicago. Foi o segundo dos 6 filhos de George N. Harris e Cornelia Bryan Harris. Por problemas financeiros, aos dois anos foi morar, juntamente com seu irmão Cecil, então com 5 anos, com seus avós paternos Howard e Pamela Harris, na cidade de Wallingford, no Estado de Vermont, nos Estados Unidos.

Foi aí que praticamente começou o direcionamento da vida de Paul Harris, como ele mesmo recorda em suas memórias "Meu Caminho para Rotary": “ Eu tive o privilégio de viver em um lar estável, onde não faltava nada e nada era excessivo; onde os ideais eram os mais elevados e a educação era o objetivo supremo.” Esta visão em direção à educação o levou às Universidades de Iowa, onde se formou advogado e obteve o título de doutor honorário na Universidade de Vermont.

Ao receber o seu diploma, Paul decidiu que passaria cinco anos conhecendo o mundo antes de se dedicar à sua nova profissão de advogado. Foi neste tempo que trabalhou como repórter de jornal, professor de economia, ator de teatro e cowboy. Fez também inúmeras viagens pelos Estados Unidos e Europa como representante de uma companhia de mármores e granitos.

Finalmente, em 1896 decidiu advogar em Chicago. O ambiente da cidade era difícil, com muita imoralidade, Incêndios fraudulentos, e falências, melhorando em 1900 com o fechamento das casas de jogos e tavernas, com a Promulgação da Lei Federal de Falências e a segregação da prostituição. Foi advogado durante 32 anos, membro do Colégio de Advogados do Estado de Illinois, do Colégio Americano de Advogados e Presidente da Comissão de Ética Profissional do Colégio de Advogados de Chicago. Em um dia no outono de 1900, Paul P. Harris se encontrou com o advogado Bob Frank para jantar em um luxuoso bairro no norte de Chicago. Eles saíram para uma caminhada parando em algumas lojas no caminho. Harris ficou impressionado com a maneira como Frank tinha feito amizades com muitos dos vendedores.

Desde que se mudara para Chicago para abrir seu escritório de advocacia, Harris não havia encontrado a mesma Camaradagem que Frank tinha com seus colegas empresários, e naquele momento começou a pensar em como encontrar esse tipo de companheirismo que o lembrava da cidade em que ele havia crescido na Nova Inglaterra. Em 23 de fevereiro de 1905 Paul Harris, juntamente com outros três homens de negócios: Silvester Schiele, comerciante de carvão, Gustavus Loehr, engenheiro de minas e Hiram Shorey, alfaiate, reuniram-se no Edifício Unity, na N orth Deaborn Street, 127, 7º andar formando o primeiro clube. O primeiro Presidente foi Silvester Schiele. O clube recebeu o nome de “Rotary” devido ao fato de que seus sócios se reuniam em rodízio nos respectivos locais de trabalho, em um sistema de rodízio. Seu quadro associativo cresceu rapidamente. Em 1907 surgiu o primeiro projeto comunitário: a instalação do primeiro sanitário público da cidade de Chicago, localizado perto da Prefeitura.

Em 1910 foi realizada a primeira Convenção, congregando se os clubes na Associação Nacional de Rotary Clubs. Paul Harris foi eleito Presidente da Associação. Nessa Convenção, por proposição de Arthur Frederik Scheldon, professor de marketing, foi adotado o lema: “mais se beneficia quem melhor serve seus companheiros”. Paul conheceu a sua futura esposa Jean Thompson em 1910 durante um passeio organizado pelo Prairie Club of Chicago, um grupo de amadores de atividades ao ar livre que ele ajudou a formar. Paul e Jean casaram-se em julho Daquele mesmo ano e dois anos mais tarde Paul construiu uma casa com vista para o campo onde eles se encontra ram pela primeira vez. A casa recebeu o nome de Comely Bank, o mesmo nome da rua onde Jean morou em sua infância, em Edimburgo, na Escócia. Paul e Jean não tiveram filhos.

Na 2ª Convenção, em Portland, Oregon, no ano de 1911, Paulo foi reeleito, dedicando-se ao desenvolvimento e expansão. Aprovou-se a proposta de Benjamin Franklin Collins, adotando-se o lema: “Servir, porém não a si próprio. Somente 40 anos depois, na Convenção de 1950, em Detroit, Michigan, EUA, foram oficialmente designados os lemas: “Mais se beneficia quem melhor serve” e “Dar de si antes de pensar em si”. O primeiro Rotary Club fora dos Estados Unidos foi fundado em 1911 em Winnipeg, Manitoba, Canadá. Nesse ano Nasceu a “The National Rotarian” publicação precursora da revista "The Rotarian".

Na Convenção de Duluth, Minnesota, em 1912, o nome foi mudado para Associação Internacional de Rotary Clubes, e encurtado em1922 para Rotary International.

Os Harris viajaram pelo mundo promovendo Rotary, sempre reconhecido como personalidade mundial, destacada, tendo recebido inúmeras condecorações. No Brasil, em 1942, recebeu do Presidente Getúlio Vargas, a “Ordem do Cruzeiro do Sul.

Paul faleceu em Comely Bank em 27 de janeiro de 1947 com 79 anos e foi enterrado no cemitério Mount Hope, nos arredores de Blue Island, perto da sepultura de seu velho amigo Silvester Schiele. Após a morte de Paul, Jean retornou à Escócia, sua terra natal, onde faleceu em 1963, com 82 anos. Em "Meu Caminho para Rotary", Paul atribui os valores nele incutidos por seus avós e vizinhos, a base que o levou à concepção de Rotary:

O Rotary nasceu do espírito de tolerância, boa fé e serviço, qualidades Características de meus familiares e companheiros de infância na Nova Inglaterra. Tenho tentado transmitir minha fé nesses valores a outros Seres humanos, com a mesma intensidade com que ela brilha dentro de mim”.


Notícias do Clube

Palestra " POLIO é assunto do Rotary"

O Rotary Club de Ibirama realizou na noite de 08 de outubro a Palestra "POLIO é assunto de Rotary", ministrada pela Presidente da Subcomissão Distrital do Programa POLIO Plus, sra Fabiane Kanzler Maiochi.  Contamos com a presença de turmas da Escola de Educação Básica Gertrud Aichinger e também com vários companheiros representando outros clubes. 

Postado em 08 de Outubro de 2019 por

II Curso de Gestantes

No dia 07 de outubro teve início o II Curso para Gestantes realizado pelo Rotary Club de Ibirama. Nessa primeira noite contamos com a presença da Nutricionista Glauce, no qual foi abordado o tema " Alimentação saudável de mãe na gestação e no pós-parto.  No decorrer do curso será abordado diversos temas no qual é de suma importância a mãe ter conhecimento, seja ela na sua primeira gestação ou que já tenha filhos. Pois além de adquirir novos conhecimentos, o intuito do curso é também poder criar uma troca de experiências entre as mamães durante o curso e também após seu término. 

Postado em 07 de Outubro de 2019 por

Rotary Club de Joinville, mais antigo de SC, promove jantar festivo no dia 26 de outubro

O clube de Rotary mais antigo de Santa Catarina comemora, no dia 26 de outubro, seus 85 anos de fundação. Para marcar da data, o Rotary Club de Joinville está preparando um grande jantar festivo. O evento vai acontecer no dia 26 de outubro (sábado), a partir das 20 horas, no Restaurante Rudnick (km 25 da BR-101 - em frente da Polícia Rodoviária Federal, no Distrito de Pirabeiraba). O ingressos custam R$ 75,00 por pessoa. O clube que adquirir 10 ingressos ganha uma cadeira de rodas. Mais informações e aquisição de ingressos podem ser efetuados pelo telefone/whats: 9.8447-9089 (presidente David Ricardo).   FUNDAÇÃO Foi a 85 anos atrás que  o Rotary Club de Joinville iniciou o movimento rotário em Santa Catarina. A semente plantada em 1934 perdura até hoje nos mais de 120 clubes atuantes no Estado, através de seus companheiros e companheiras que efetivamente produzem mudanças em suas comunidades. Atualmente, o Rotary Club de Joinville conta com 29 companheiros de diversos ramos de atividade. Como principal projeto, além do engajamento à erradicação da Poliomielite, bandeira principal de Rotary, o clube encabeça o maior projeto de arrecadação de lacres de alumínio e transformação em cadeiras de rodas, tendo entregue mais de 600 cadeiras desde sua implantação, esperando atingir 850 cadeiras até o fim deste ano. Parabéns a todos que fazem Rotary conectar o mundo!“Este é o papel do Rotary. É esta a sua missão. Conciliar convencendo; incitar encorajando; auxiliar concitando. Fazer que todos os homens e que todos os povos entrem em uma senda de progresso e de concórdia, tendo por diretriz a justiça por lema e fraternidade. Efetivar este ideal da paz entre a humanidade, para o benefício de todos e bem geral do ser humano.” (Trecho da reunião inaugural do Rotary Club de Joinville, em 04/11/1934).     Texto:  Thiago Dias | Jornalista e Membro do Rotary Club de Joinville - Pirabeiraba | Presidente da Comissão de Imagem Pública do Distrito 4652 (ano rotário 2019-2020)

Postado em 06 de Outubro de 2019 por

Reuniões Terças-Feiras | 20:00
RUA Dr. Getúlio Vargas,229 Cep: 89140-000